O homem no palco, o homem na vida

foto: divulgação

O espetáculo As tramóias de José na cidade labiríntica está em cartaz até domingo dia 2. Vai sair uma crítica no fim dessa semana no blog, mas antes disso preparei uma pequena entrevista com a Olga Nenevê do grupo Obragem Teatro e Cia. sobre a criação do texto, da montagem do espetáculo e dos 10 anos do grupo.

Vale a pena conferir a peça inspirada no conto “O Imortal”, de Jorge Luis Borges, e que traz questionamentos sobre o ser humano, através de José, um homem errante que reconstrói sua vida entre ficções e insucessos.

O grupo tem um trabalho original de teatro que prima por uma nova linguagem e pela influência de outras áreas artísticas. Tratar do ser humano do nosso tempo e de suas fraquezas também é uma particularidade da Obragem e essa peça apresenta um grande exemplo do amadurecimento do grupo em relação a esses temas.

Mariana M. Braga

O que fez vocês buscarem influências de Cervantes, Dante, Borges, Homero, Oswald de Andrade e a Bíblia? Foi um tema de ponto de partida, ou eles apareceram espontaneamente, à medida em que criavam o texto?
Já conhecíamos o conto “O Imortal”, do Borges, que foi o ponto de partida para a ideia da peça. As outras referências chegaram como atravessamentos e como abertura para outras relações, que o próprio processo foi revelando.

A cenografia, o figurino, foi tudo pensado junto – como há sugestões no texto-, não?
Tanto o cenário como o figurino foram criados a partir de experimentações dentro dos ensaios até chegarem ao formato final. Como tudo dentro dos trabalhos da Obragem eles foram discutidos e pensados por todos que integram este projeto, mas o desenho final é responsabilidade do Eduardo Giacomini e como o texto também foi construído durante o processo, não sei mais dizer se as sugestões são do texto para a encenação ou vice-versa.

O que a peça diz sobre o momento por que vocês passam, sobre os 10 anos de Obragem?
Ela é uma obra que revela conteúdos e conhecimentos acumulados durante esses anos de pesquisa contínua sobre o trabalho do ator. Também reflete sobre assuntos que são de interesse do grupo. Ela é uma peça manifesto porque mostra um posicionamento poético e político.

Como o grupo se organizou? O que fez cada um fazer parte da Cia.?
Desde de 2002, muitos artistas passaram pelo grupo e foram muito importantes na construção do que ele é hoje. Atualmente grupo é composto por Eduardo Giacomini, Fernando de Proença, Alessandra Nenevê e por mim e todos atuamos em diferentes funçôes, tanto na construção dos trabalhos, como na manutenção e funcionamento da produção e do espaço. No entanto desde a formação do grupo, muitos artistas parceiros trabalham conosco e são imprescindíveis para os projetos, como Elenize Dezgeniski,Vadeco,Edith de Camargo, Marila Velloso, Mariana Gomez, Loana Campos, Lucas Amado, Luiz Nobre….
As pessoas chegaram por afinidade pela linguagem do grupo, por admiração profissional e pessoal e por um desejo em comum que é o fazer artístico comprometido com a vida.

Como casar o teatro com as outras influências, como artes visuais, a dança contemporânea, o cinema e a literatura?
O nosso interesse pelo movimento é que nos leva a buscar diferentes influências e combinações. O desejo de afetar a plateia e de despertar outras camadas de percepção nos mostra que o teatro é capaz de nos apresentar ideias, sensações e sentimentos desconhecidos.

Dê uma olhadinha nesse teaser da peça e confira logo abaixo as informações:

SERVIÇO
De quinta a domingo, às 20h. Vai até dia 2 de setembro.
10 reais (5 a meia).
Espaço do Grupo Obragem: Al. Júlia da Costa, 204 – São Francisco. 3077-0293

MARIANA MARCONDES BRAGA

Anúncios

One response to “O homem no palco, o homem na vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s