O Ator e o Corpo

Mariana M. Braga

O corpo é o instrumento de trabalho do ator e do dançarino. Durante esse semestre do segundo ano de mestrado, assisti ao vídeo de uma Master class ministrada por Caroline Marcadé, na École Normale Supérieure de Lyon em 2008. Ela une o teatro e a dança, numa arte que tenta extrair de cada uma dessas artes os seus elementos principais para formar o teatro coreografado. Antes de todas as jornadas do trabalho com os alunos, atores e amadores, uma atividade é essencial: o aquecimento e os exercícios de concentração e consciência do corpo e do espaço, que sutilmente são emendados aos outros exercícios. Traduzo aqui embaixo uma parte do texto Je m’appelle corps, que se encontra no livro 9 rendez-vous en compagnie de Caroline Marcadé (os dados estão lá embaixo).

Eu me chamo Corpo. Corpo com um C maiúsculo. Eu sou homem ou mulher. Às vezes, me reconhecem pela minha voz. Todos os dias, eu faço um trabalho: eu treino. Eu me alongo no chão, sim, eu estou deitado com as costas no chão.

Eu solto o peso da minha cabeça. Eu solto todo o meu peso.

Eu inspiro e expiro. Dez vezes.

Eu fecho meus olhos, não, eu não durmo. Eu sinto o peso das minhas pálpebras (…)

Caroline Marcadé.

Imagem

Je m’appelle Corps. Corps avec un grand C majuscule. Je suis homme ou femme. Parfois, on me reconnaît à ma voix. Chaque jour, je fais un travail : je m’entraîne. Je m’allonge par terre, oui, je suis couché à plat sur le dos.

Je lâche le poids de ma tête, je lâche tout mon poids.

J’inspire et j’expire. Dix fois.

Je ferme les yeux, non, je ne m’endors pas. Je sens le poids de mes paupières. (…)

Caroline Marcadé.

Referências: Edgar Petitier,9 rendez-vous en compagnie de Caroline Marcadé, Actes Sud, 2007. 

Imagem: http://www.vents-et-marees.fr/modulo.php?lang=fr&module=2&cat=4&page=1&id=570&img=577

Deixe um comentário