O corpo como protagonista

Mariana M. Braga

Imagem 

Teatro Físico é um conceito que confunde até mesmo teatrólogos, porque, além de ser um gênero específico de teatro, também é considerado uma das várias linguagens das quais lança mão o Teatro Contemporâneo.  O termo “teatro físico” surgiu na Inglaterra dos anos 1970, quando o ator, diretor e dramaturgo Steven Berkoff passou a explorar nas suas direções de obras clássicas a linguagem corporal dos atores.

A melhor definição do gênero talvez seja a de que nele o corpo do ator é o protagonista e que este corpo transmite as formas do imaginário coletivo. Para isso, ele pode se desenvolver em cena através de mímicas, acrobacias, dança, enfim, tudo o que explore o movimento e os gestos. A dramaturgia textual também pode contribuir para a peça ou simplesmente ser completamente substituída pelo trabalho corporal.

Se você quer conferir de perto o que é o Teatro Físico, o Festival de Teatro de Curitiba traz algumas peças. Nós sugerimos algumas delas aqui embaixo (e não deixe de revirar o site ou o guia impresso do festival para ver se encontra mais alguma encenação de teatro físico que interesse). O programa Difusão do Teatro da Bahia com a Fundação Cultural do Estado da Bahia oferecem oficinas gratuitas, das quais uma é sobre o Teatro Físico.

Antiperipléia no Teuni – 1º de abril (às 17h30), 2 (às 15h) e 3 (às 18h). (Cia. Nuvem da Noite – Instituto Ribeirão em Cena); direção: Renato Ferreira; autoria do texto: Carol Scabora.

Cães de Pavlov no Teatro Cleón Jacques – 27 de março (às 18h), 28 (às 21h), 29 (às 15h), 30 (às 18h). CIA ERÔ; direção e encenação: Rapahel Britto.

E toda vez que ele passa vai levando qualquer coisa minha na Praça Santos Andrade – Delirivm Teatro de Dança; direção e texto: João Butoh.

OFICINAS:

Introdução ao teatro de sombras: dia 2 de abril – das 9 às 13h.

Teatro Físico (corpo como meio expressivo), com o Território Sirius – dia 2 de abril, das 14 às 18 h.

Bate-papo com Nata Eniá Egbé (A Ancestralidade na Cena): dia 2 de abril, das 14 às 18 horas. Local: SESC – Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Telefone: 041 3234 4200) Inscrições: oficinas@festivaldecuritiba.com.br . Entrada franca

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s