Nova peça da CiaSenhas torna cúmplice o espectador

Mariana M. Braga

Imagem

As cadeiras do público se espalham pelo palco. Tudo é cena. Obscura fuga da menina apertando sobre o peito um lenço de renda com encenação da CiaSenhas é, portanto, um espetáculo que nos torna cúmplices de tudo o que acontece no palco. A história escrita pelo argentino Daniel Veronese trata da fuga de uma jovem que deixa cartas a seus pais, ao pretendente a casamento e à amiga com quem parece ter vivido também experiências amorosas. Todos eles estão desesperados – mais por saber se as cartas teriam sido entregues aos destinatários certos, já que uma delas era mais ofensiva, do que com a real situação da menina. Os personagens parecem carregados de culpa.

Nessa peça em que palco e público se misturam, outros contrastes ganham espaço. O real se confunde com o surreal do desespero, as memórias com a verdade e o feminino com o masculino: o pai é interpretado por uma atriz que veste trajes femininos, uma gravata e usa bigode, enquanto a mãe é vivida por um ator com cabelos femininos e roupas normalmente consideradas masculinas.

A iluminação é sutil, enquanto a sonoplastia é mais brusca. Elas dão ritmo à peça, que envolve cada vez mais os espectadores dentro da aflição dos personagens. Obscura fuga da menina apertando sobre o peito um lenço de renda é intensa, é densa, nos leva a uma outra dimensão, porque nos coloca no palco de fato, diferente de direções de outras peças mundo afora que usam cadeiras para o público no palco de forma gratuita e sem efeito. O espetáculo é como uma pintura, em que os olhos se encontram de dentro da perspectiva da tela.

Serviço

TEATRO NOVELAS CURITIBANAS

De 13/02 a 16/03

De quinta a domingo às 20h

ENTRADA GRATUITA

40 lugares (sujeito a lotação)

Ficha Técnica

Texto: Daniel Veronese Direção: Sueli AraujoTradução: Isabel Cristina Jasinski Atores: Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo, Kenni Roger  e Rafael di Lari Preparação Corporal: Cinthia Kunifas Iluminação: Wagner Corrêa Figurino: Amábilis de Jesus Cenário: Paulo Vinícius Maquiagem: Marcia Moraes Desenho de Som/Trilha Sonora: Ary Giordani Direção de Produção: Marcia Moraes Assistência de Produção: Edran Mariano Assessoria de Imprensa: Fernando de Proença Programação Visual: Adriana Alegria Fotografia: Elenize Dezgeniski

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s